Passagens de fauna na BA 099 aumentam a segurança de animais e usuários

outubro 04, 2017



Pacas, cuicas-de-três-listras e ratazanas estão entre os animais avistados pelas câmeras nas passagens subterrâneas instaladas pela Concessionária Litoral Norte (CLN) na BA 099 - Estrada do Coco e Linha Verde. Somente na BA 099, que possui uma extensão total de 217 km, existem cinco passagens aéreas de fauna com 28 metros de extensão e quatro passagens subterrâneas de fauna, com 20 metros de extensão cada.

A inovação faz parte do compromisso da empresa em investir em segurança viária aliada à sustentabilidade. As passagens de fauna, tanto aéreas quanto subterrâneas, visam reduzir a mortalidade de animais silvestres por atropelamento, além de garantir uma maior segurança para os usuários da rodovia.


Recentemente, foram instaladas câmeras nas passagens subterrâneas, que realizam também registros noturnos, de forma a mapear os indícios dos animais e os animais que realizam as travessias. Assim, será possível implantar medidas como a adaptação de estruturas existentes e a instalação de sinalização.

“A implantação das passagens faz parte de um estudo prévio de trânsito dos animais e, mensalmente, são analisados os registros feitos pelas câmeras. Assim, esperamos tomar outras medidas para reduzir o número de acidentes com a fauna, reforçando o nosso compromisso com o meio ambiente e com os usuários”, destaca Loran Santos, coordenador de Sustentabilidade da CLN. Com a chegada de feriados importantes do 2º semestre, como Dia das Crianças, Finados, Natal e Revéillon, aumenta o fluxo de veículos na região. “Daí a importância de investimentos em segurança como esse”, completa Loran.


Outras Notícias
© Improta e Andrade Comunicação LTDA
Camaçari em Foco Notícias