Camaçari: Prefeitura entrega Unidade de Saúde requalificada e doa cadeiras de rodas no Novo Horizonte

outubro 09, 2017

Foto: Angelo Pontes


A prefeitura de Camaçari entregou nesta segunda-feira (9) a Unidade de Saúde da Família (USF) do Novo Horizonte, totalmente requalificada e efetuou a doação de nove cadeiras de rodas a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município.

No posto foram feitos serviços de hidráulica e elétrica, manutenção do telhado, reforma da casa de acondicionamento temporário do resíduo hospitalar, manutenção do piso, reparo em pontos de infiltração e pintura geral.

A unidade é responsável por atender cerca de 8 mil pessoas por mês, entre moradores do Novo Horizonte e da Maria Meire. No local são oferecidos serviços diversos, entre eles planejamento familiar, atendimento à gestante, visita domiciliar, atendimento à criança, adulto e idoso, realização de preventivo, teste do pezinho, curativos e vacinação. Na unidade é possível realizar também marcações de consultas e exames.


Os serviços são prestados por duas equipes de saúde da família compostas médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agente comunitário de saúde, além de uma equipe de saúde bucal composta por odontólogo e auxiliar de saúde bucal.

A USF está entre as 17 unidades previstas para serem beneficiadas com a ação de melhorias até o final do ano. As USF’s de Burissatuba, Parafuso e Caminho do Mar, além da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Gleba “E” e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) já foram contemplados com obras de melhorias.

CADEIRAS DE RODAS

As nove cadeiras de rodas entregues na manhã desta segunda-feira fazem parte do total de 17 que serão doadas a usuários do SUS de Camaçari. Das entregues hoje, estão as de modelos simples e com elevação. Os equipamentos restantes estão sendo fabricados, pois são especiais, feitos sob medida e devem ser entregues em novembro.

As cadeiras foram adquiridas com recursos municipais e doadas dela Secretaria da Saúde (Sesau) por meio do Centro Especializado em Atendimento Social de Usuário SUS (Ceasus), que é vinculado ao Centro Multiprofissional de Reabilitação Física (Cempre).

A boa notícia é que ainda este ano uma nova remessa de cadeiras de rodas será disponibilizada para doação. Essa será fruto de recursos municipal e federal. Além das cadeiras, uma série de outros itens como muleta, cama hospitalar, órteses, próteses, aparelhos auditivos e óculos vão ser adquiridos pela Sesau. Um processo licitatório já está em andamento para possibilitar a compra dos materiais.


A diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade (Dmac), Elaine Teixeira, orienta que os pacientes interessados procurem o Ceasus, que fica no Cempre, localizado ao lado da Central de Regulação e atrás do Supermercado Bompreço. As pessoas devem apresentar RG, comprovante de residência recente, cartão do SUS e relatório médico que ateste a necessidade do paciente. “A intenção é que as pessoas já possam iniciar o processo, pois as informações passarão por análise e uma assistente social fará o acompanhamento e visita domiciliar”, explicou ela.

Cleber dos Santos Alves, 30 anos, morador do bairro Triângulo, foi um dos beneficiados com a entrega das cadeiras de roda. “Ações como esta fazem muita diferença na vida de pessoas com deficiência, pois elevam a autoestima uma vez que ganham autonomia para se locomover”, declarou ao acrescentar que ficou muito tempo sem poder sair de casa, pois o equipamento que tinha quebrou.


Outras Notícias
© Improta e Andrade Comunicação LTDA
Camaçari em Foco Notícias