Multivacinação: Dia D da Campanha acontece neste sábado (16) em Camaçari

setembro 14, 2017



Será realizado no próximo sábado (16) o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. Das 8h às 17h todos os postos de vacinação de Camaçari estarão abertos, com exceção dos postos Coqueiro de Monte Gordo, Novo Horizonte e Parque Verde I.

A Secretaria de Saúde (Sesau) pretende vacinar até o dia 22 de setembro, quando encerra a campanha, cerca de 150 mil pessoas entre crianças, adolescentes, adultos e gestantes. Todos são convocados para atualizar a caderneta de vacinação.


O Ministério da Saúde alerta que muitas doenças que foram erradicadas no Brasil ou mesmo controladas, ainda não estão eliminadas e podem representar risco para não vacinados. “A população começa a achar que a vacina é desnecessária e não é verdade. Estamos vendo o surto de sarampo nos países desenvolvidos, por exemplo, e se não mantivermos elevada a cobertura vacinal, voltaremos a ter essas doenças circulando no mundo”, disse a coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações, Carla Domingues, explicando que o fluxo de turismo e comércio no mundo globalizado facilita a circulação de doenças entre os países.

Durante a campanha serão ofertadas vacinas contra meningite do tipo C, HPV para meninos e meninas, hepatite B, sarampo, rubéola, caxumba, rotavírus (diarreia), tétano DT, difteria, coqueluche e febre amarela. Além de todas as vacinas do calendário básico para crianças.

“É de suma importância que todos participem da campanha. Não estamos sofrendo nenhum risco ou epidemia, mas a função da vacina é justamente a prevenção e proteção. Mesmo quem não tem a caderneta de vacinação deve ir ao posto de saúde se vacinar. Principalmente as crianças”, alerta o secretário da Saúde de Camaçari, Elias Natan.


Ascom/PMC

Outras Notícias
© Improta e Andrade Comunicação LTDA
Camaçari em Foco Notícias