ID JOVEM: Programa beneficiará mais de 20 mil jovens em Camaçari

agosto 10, 2017


A gestão do prefeito Antonio Elinaldo deu mais um passo importante na área social, e dessa vez é no que tange às políticas públicas para a juventude de Camaçari.  É que o município aderiu ao programa Identidade Jovem (ID Jovem), do governo federal, lançado na quarta-feira (9/8), no Teatro Alberto Martins.

O ID Jovem garante aos cadastrados no programa um documento que possibilita o acesso a benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com 50% de desconto no sistema de transporte coletivo interestadual para pessoas com idade entre 15 e 29 anos.


Representando o prefeito Antonio Elinaldo, o ouvidor Municipal, Osvaldo Marcolino, falou que mais de 20 mil jovens de baixa renda do município serão beneficiados com o programa. “Essa iniciativa chega para somar com tantas outras que a gestão planeja em prol da juventude de Camaçari. Desejo que os favorecidos façam bom uso do ID Jovem”.

Para o consultor Nacional da Juventude, Laudécio Silva, o lançamento do programa em Camaçari é, sem sombra de dúvidas, um grande avanço para a gestão e, sobretudo, para a juventude. “O programa respeita o que prevê o Estatuto da Juventude e é resultado de anos de luta, para garantir aos jovens o acesso à cultura, ao esporte e à locomoção. Isso é inclusão social, direito de todos os brasileiros”, destacou.

O gerente da Juventude da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), Naio Barreto, salientou que “essa é mais uma grande vitória para nós. Sabemos que muitos jovens não têm acesso a eventos pelo fato de não ter nem dinheiro, inclusive, para o transporte. O ID Jovem vai democratizar o acesso, proporcionar novas experiências e somar conhecimento”.

O lançamento contou ainda com as presenças da secretária da Cultura, Márcia Tude, de representantes das secretarias do Esporte, Lazer e Juventude e do Desenvolvimento Social e Cidadania, além do vereador Vaninho da Rádio.

BENEFÍCIOS

O ID Jovem contempla, principalmente, jovens estudantes e não estudantes pertencentes a famílias com renda de até dois salários mínimos, e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses. Para incluir ou atualizar os dados, o jovem deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

A emissão do documento, que tem validade de 180 dias, sempre prorrogáveis, sem burocracia, se dará de forma virtual, com validação de segurança através de código QR Code, que poderá ser utilizado para entradas nos eventos e atividades que estão de acordo com as regras do programa.

Para ter a ID Jovem, o interessado pode se cadastrar gratuitamente no site da Caixa ou através dos aplicativos, como Apple Store, Google Play ou Windows Phone, disponíveis nas lojas virtuais. É necessário preencher os campos ‘data de nascimento’, ‘nome completo’, ‘nome da mãe’ e Número de Identificação Social (NIS), que deve estar atualizado para que o cadastro seja efetivo. Em caso de erros com a atualização, o jovem deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

No âmbito da mobilidade urbana, a ID Jovem garante, por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros. Depois de esgotadas as vagas gratuitas, são reservadas mais duas vagas com desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens.

Vale ressaltar que o transporte tem que ser interestadual, ou seja, entre estados diferentes. Não vale para deslocamentos entre municípios ou dentro do município.
A reserva de assentos para os jovens é válida até 3 horas antes da partida do transporte. Em caso de problemas com o acesso às passagens gratuitas ou parcialmente gratuitas, o jovem deve contatar a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e relatar o ocorrido.

Para os eventos culturais e esportivos, o programa reserva 40% das vagas com meia-entrada para os participantes. Ao ultrapassar os limites estabelecidos, o acesso se dá mediante a compra dos bilhetes pelo valor integral.


Outras Notícias
© Improta e Andrade Comunicação LTDA
Camaçari em Foco Notícias