Inscrições prorrogadas para consultoria de roteiro gratuita

julho 12, 2017

Foram prorrogadas até domingo, dia 16 de julho, as inscrições para a consultoria de roteiros de curta e longa-metragem ministrada pela roteirista e educadora Francine Barbosa. Os encontros são gratuitos e integram a programação da 1ª Mostra Elas – Filmes Dirigidos por Mulheres, que será realizada entre os dias 17 e 20 de agosto, na Saladearte Cinema da UFBA, em Salvador. As interessadas em participar podem inscrever seus roteiros no site do evento (www.mostraelas.com).

A consultoria de curta-metragem acontece no dia 19 de agosto e a de longa-metragem no dia 20, das 9h às 13h, em Salvador, em local a ser definido. Podem participar todas aquelas que se identificam com a identidade de gênero feminino e residem no estado da Bahia há pelo menos um ano. Além de roteirizados por mulheres, os projetos também deverão ser dirigidos ou codirigidos por mulheres. As vagas são limitadas.

A dinâmica dos encontros envolverá a discussão coletiva dos roteiros selecionados. Os projetos serão compartilhados pelo menos uma semana antes da consultoria e devem ser lidos pelas participantes. Ao final do encontro, as roteiristas receberão um certificado de participação. O regulamento completo já está disponível no site da Mostra Elas.

Os roteiros selecionados serão divulgados até o dia 1º de agosto.

Premiação
Embora não seja de caráter competitivo, a consultoria conta com apoio de empresas e instituições para estimular e impulsionar os projetos. Nesta 1ª edição da Mostra Elas, um roteiro de curta-metragem será premiado com o serviço de finalização de cor e DCP, oferecido pela Griot Filmes, empresa apoiadora do evento. Outros prêmios poderão ser acrescidos a esta edição.

Sobre a Mostra Elas
A Mostra Elas – Filmes Dirigidos por Mulheres busca criar um espaço de visibilidade, valorização e difusão de filmes realizados por cineastas brasileiras, além de discutir o papel das mulheres na história do cinema brasileiro. A 1ª edição do evento é realizada pela Giro Planejamento Cultural e conta com o apoio financeiro do Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail contato@mostraelas.com.



Francine Barbosa desenvolveu e ministrou oficinas de audiovisual nos programas Cine Escola Tela Brasil, Fábricas de Cultura, CulturAção, Programa VAI, nos quais orientou a produção de mais de 70 curtas-metragens realizados por crianças, adolescentes e adultos. Dirigiu e escreveu o curta “Cerimônia”, exibido em seis festivais nacionais e em mostras de cinema brasileiro em Taiwan e Toronto. Foi corroteirista do documentário “Cangaíba - Luz e Movimento”, contemplado no edital Histórias dos Bairros de São Paulo, e do curta-metragem “A Navalha do Avô”, vencedor do kikito de melhor roteiro no Festival de Gramado e eleito melhor filme pelo júri popular no Travelling Court-Metrage em Rennes (França) e no 6th Brazilian Film Festival em Londres. Atualmente, desenvolve projetos de televisão e cinema voltados ao público adolescente e adulto, atua como parecerista em editais de audiovisual e ministra cursos de roteiro.
Outras Notícias
© Improta e Andrade Comunicação LTDA
Camaçari em Foco Notícias