Chega a Camaçari o II Ciclo do Programa Parceria Votorantim pela Educação

Nenhum comentário

Começa hoje (10) e vai até a próxima quinta-feira (13), em Camaçari o II Ciclo do Programa Parceria Votorantim Pela Educação (PVE), com o tema Gestão Pedagógica Inclusiva. O Programa prevê novos encontros de formação com profissionais de educação, oficinas com crianças, adolescentes e reunião de mobilização com a comunidade.

Em todo o Brasil, são 53 municípios de 16 estados participantes do PVE que já se preparam para mais uma rodada de encontros presenciais para continuidade das ações de formação em gestão educacional, gestão escolar e atividades de mobilização social. O PVE é uma realização do Instituto Votorantim e Votorantim Cimentos, com parceria técnica da Comunidade Educativa CEDAC.



Os temas colocados em pauta para escolha foram: Avaliação Participativa para Melhoria da Aprendizagem; Espaços Escolares como Ambientes de Aprendizagem; e Gestão Pedagógica Inclusiva – Camaçari preferiu o último. Os encontros presenciais e as atividades à distância, previstas pelo programa, são conduzidos por formadores, especialistas em educação da Comunidade Educativa CEDAC.

A analista regional de Responsabilidade Social da Votorantim Cimentos, Sabrina Oliveira, explica que profissionais das secretarias municipais vão aprofundar as discussões e práticas do tema escolhido em torno de indicadores de qualidade que apontem para a situação das escolas em relação à educação inclusiva – no caso da opção pelo tema Gestão Pedagógica Inclusiva, como é o caso de Camaçari. E vão trabalhar também em como a rede pode, por meio da gestão pedagógica, facilitar uma real inclusão dos alunos.

Ela ressalta que “nessa mesma perspectiva, diretores e coordenadores pedagógicos olharão para suas realidades escolares para buscar apoios educacionais diversificados contemplando a todos os estudantes, possibilitando o direito a ser diferente e a uma educação de qualidade assegurada”.

Outro ponto importante é a mobilização social que terá como mote o Pacto Social por uma escola inclusiva e se efetivará com a realização de fóruns intersetoriais no município. O trabalho de mobilização também irá ofertar oficinas com crianças, adolescentes e educadores com o propósito de divulgar e incentivar a inscrição de projetos protagonizados pela infância e adolescência local no Edital Desafio Criativos da Escola.

Entre os 53 municípios participantes do PVE estão Barra Mansa, Camaçari, Cantagalo, Itapetininga, Juiz de Fora, Juquiá, Juquitiba, Miracatu, Niquelândia, Pratânia, Primavera e Rio Branco do Sul, com a mesma temática de Gestão Pedagógica Inclusiva.

Parceria Votorantim pela Educação
Iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas do Grupo que busca contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios onde a Votorantim atua, por meio da mobilização social das comunidades e da qualificação das práticas de gestão educacional. Existente desde 2008, o programa é desenvolvido em alinhamento às prioridades do MEC e possui impacto comprovado sobre o IDEB - O PVE prevê o desenvolvimento de competências dos gestores educacionais e escolares, impactando na aprendizagem dos alunos e o fortalecimento da cultura de formação continuada de profissionais de educação.

Votorantim Cimentos -  Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 57,6 milhões de toneladas/ano e receita de R$ 12,7 bilhões em 2016. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.





Nenhum comentário

Postar um comentário