Camaçari + Verde: Praça celebra parceria de empresa com Prefeitura

julho 21, 2017


A população do município, principalmente, a comunidade de Vila de Abrantes, ganhou nesta quinta-feira (20/7), mais um espaço público de lazer e convivência. É a Praça Solar da Costa, localizada na Rua da Grama, que foi adotada pela construtora MRV Engenharia e Participações S.A, por meio do Camaçari + Verde - programa da Prefeitura de Camaçari, realizado pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur). 

A entrega da praça, que possui cerca de dois mil metros quadrados e vai contar com parque infantil, pista de caminhada, ciclovia, área fitness, e projeto de paisagismo com o plantio de palmeiras imperiais, foi acompanhada de um posto policial de 190 metros quadrados, que vai abrigar uma guarnição da 59ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Vila de Abrantes. Os equipamentos fazem parte do investimento urbano realizado pela incorporadora no entorno do Condomínio Solar da Costa, empreendimento que está sendo erguido no local.


Com um investimento de R$7,2 milhões, a previsão é de que, em média, sete mil pessoas da comunidade e do entorno possam usufruir e ser beneficiados pelos equipamentos. Na oportunidade, a secretária do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Juliana Paes, e o diretor de Crédito e Desenvolvimento Imobiliário da MRV, Rafael Albuquerque, assinaram o termo de adoção da praça, que terá prazo de dois anos.

“O momento é de agradecer a MRV pela sensibilidade e parceria.” Com este sentimento de gratidão o prefeito Antonio Elinaldo deu início a fala durante o evento. Ao mesmo tempo em que parabenizou a incorporadora pela iniciativa de olhar para os arredores do local onde está construído mais um empreendimento e pensar no bem-estar dos moradores da localidade. “Camaçari ganha muito com esse tipo de cooperação”, destacou o gestor.

Para a secretária do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Juliana Paes, o conceito de pensar empreendimentos privados incluindo ao projeto equipamentos públicos que vão servir não só aos moradores dos condomínios, mas também à população que mora na região, não é comum. “Por isso, estamos muito felizes com esse modelo de parceria, que vem para qualificar os espaços públicos já existentes na cidade, bem como, criar novas infraestruturas públicas. Esta é uma contrapartida válida e que traz diversos benefícios para a sociedade”, concluiu a titular da pasta. 

De acordo com o diretor de Crédito e Desenvolvimento Imobiliário da MRV, Rafael Albuquerque, nada disso seria possível se não fosse a gestão pública moderna e dinâmica realizada em Camaçari. “Que possibilitou, de forma muito competente e compromissada, a vinda de mais um empreendimento da MRV à cidade”, destacou.

Segundo Jair Rosário, representante da Associação de Moradores de Vila de Abrantes, a doação da Praça Solar da Costa e do posto policial é muito importantes para a comunidade, pois vai contribuir com a garantia da qualidade de vida e a segurança dos moradores da região.

A entrega dos equipamentos contou ainda com as presenças do vice-prefeito, José Tude, de secretários municipais, vereadores, além de demais representantes da MRV.

O PROGRAMA

A iniciativa consiste na adoção de espaços públicos por empresas, entidades e cidadãos para que possam cuidar da conservação de áreas verdes do município com serviços de manutenção e execução de melhorias urbanísticas, ambientais e paisagísticas.

O Camaçari + Verde objetiva despertar nas pessoas um maior engajamento na defesa dos espaços e equipamentos públicos e do papel que eles exercem na cidade. A adoção dos espaços é aceita tanto por pessoa física, quanto jurídica, que podem adotar mais de um espaço. As áreas adotadas receberão uma placa informando sobre a cooperação dos adotantes, que passarão a cuidar dos locais.

O lançamento do programa foi em junho e ocorreu na Avenida Industrial Urbana, quando houve o plantio de 80 mudas da árvore Camaçari, em uma área com 400 metros de extensão, nas proximidades da fábrica de revestimento cerâmico Eliane, que além de doar as mudas do seu viveiro, adotou o espaço para manutenção e conservação da área pública.

Ascom/PMC

Outras Notícias
© Improta e Andrade Comunicação LTDA
Camaçari em Foco Notícias