Onda Azul: Programa beneficia pescadores de Camaçari

Nenhum comentário

Em homenagem ao dia do padroeiro dos pescadores, São Pedro, celebrado nesta quinta-feira (29/6), a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap) faz o pré-lançamento do programa Onda Azul. O objetivo central da ação é melhorar a qualidade de vida e renda dos pescadores de Camaçari, com a oferta de capacitação e melhorias nas condições de trabalho, dos barcos e equipamentos de forma geral.

O curso de capacitação será teórico e prático. Na atividade, será disponibilizado um “barco escola” comandado por uma equipe de especialistas na área que realizará um processo de treinamento em alto mar para as novas tripulações. Conforme o andamento da capacitação, as pessoas serão transferidas para outros barcos, mas ainda sobre tutela do “barco escola”.


As embarcações da frota doméstica também serão arrendadas para serem preparadas e receberem todo o material necessário para que a pesca transcorra de maneira correta e produtiva. O programa, que é emancipatório, está previsto para começar ainda este ano e deve atender, inicialmente, cerca de 150 pescadores.

O secretário do Desenvolvimento e Pesca, Antonio Falcão, destacou que o programa é uma resposta ao grande desafio imposto pela realidade da pesca artesanal no município.“A pesca oceânica não acompanhou o desenvolvimento tecnológico dessa atividade, nem mesmo em um comparativo com regiões próximas. A inexistência de incentivo público e representatividade classista, fez de nossa frota uma das mais precárias do país”.

Ainda de acordo com o secretário, nos primeiros anos o Onda Azul injetará mais de R$ 10 milhões na economia do segmento e abrirá oportunidades comerciais aos pescadores.

Ascom/PMC

Nenhum comentário

Postar um comentário