Doses da vacina contra gripe são liberadas para população de Camaçari; confira

Nenhum comentário

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), aderiu a decisão do Ministério da Saúde de liberar a vacina contra a gripe para toda a população do município. A retirada da restrição está em vigor desde segunda-feira (5/6) e segue enquanto durarem os estoques nas unidades de saúde. No entanto, vale ressaltar que a medida só serve para este ano.


De acordo com a Diretoria de Vigilância à Saúde (Devisa) da Sesau, até o momento, em Camaçari, já foram vacinadas mais de 31 mil pessoas, das 52.492 que compõem o público-alvo, o que significa mais de 60% da meta que se pretende alcançar.

No município, ainda existem 15 mil vacinas disponíveis em estoque. Deste montante, 2.500 estão destinadas às crianças que irão tomar a segunda dose. Não houve envio extra de vacinas, pelo Ministério da Saúde.

As doses da vacina podem ser tomadas em todas as unidades Básica de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (USF), com exceção do Parque Verde I e Coqueiro de Monte Gordo, que terão vacinação agendada.

O objetivo da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (gripe), que teve início em 17 de abril, é a redução de hospitalização e morte decorrentes das complicações causadas pelas doenças respiratórias e pela gripe, em especial nos casos de pessoas acima de 60 anos. A vacina, além de prevenir contra a gripe H1N1, também protege contra os tipos A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane.

Anteriormente, apenas podiam se vacinar quem fazia parte do grupo de risco, como crianças com seis meses a menores de cinco anos, pessoas a partir de 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), profissionais da saúde, indígenas, população privada de liberdade (detentos), trabalhadores do sistema prisional, professores da rede pública e privada, além de indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis, a exemplo de diabetes, câncer e asma.

Ascom/PMC

Nenhum comentário

Postar um comentário