Com plenário lotado, Câmara promove debate sobre esporte em Camaçari

Nenhum comentário
Foto: Heriks Trabuco


Com o plenário lotado de esportistas de diferentes modalidades, a Câmara Municipal de Camaçari realizou, na manhã desta sexta-feira (09), uma Audiência Pública para debater a situação do esporte no município.

Solicitada pelo vereador Flávio Matos (DEM), a audiência contou com a participação do secretário do Esporte, Lazer e Juventude (SEJUV), Rui Magno, que apresentou as ações da pasta nesses primeiros meses da sua gestão. Na ocasião, também fizeram uso da palavra professores e mestres de várias modalidades esportivas.

O parlamentar pediu o apoio dos demais parlamentares na luta pelo esporte no município. “Queremos investimentos não apenas para o futebol. Precisamos rever quem realmente precisa do Bolsa Atleta. Precisamos descentralizar a Cidade do Saber para levá-la também para a orla, associações de bairro, levar aonde tenham jovens que precisem”, salientou.

O primeiro palestrante foi o professor e técnico de escolinha de futebol, Edson Pires, que criticou o esporte no município e comentou que a juventude está sendo usada pela criminalidade por conta da falta de investimentos. Também fez uso da palavra a ex-atleta, professora e militante da causa do esporte, Dilma Mendes, que apresentou seu trabalho com os esportistas do município, e deixou um recado para a gestão pública que, segundo ela, “deve deixar a cultura do ‘fazer por fazer’ pela cultura do ‘saber fazer’, pois não há como se fazer esporte de alto rendimento sem esporte-educação”, alertou.

Fechando o trio dos palestrantes, a tribuna recebeu o professor de educação física, Will Trindade. Para ele, o fato do esporte no Brasil sobreviver basicamente de dinheiro público é um problema, uma vez que há uma grande deficiência na captação de recursos da iniciativa privada. Willl relatou as “torneiras” por onde “derramam o dinheiro público” para patrocinar o esporte, e sugeriu algumas ações para otimizar a gestão do esporte no município.

Após essas apresentações, o secretário Rui Magno fez uma explanação sobre os problemas encontrados no município ao assumir a pasta, frutos das gestões anteriores. Ele relatou também algumas ações que a secretaria fez esse ano, apoiando alguns atletas para os mesmos irem competir fora do município, e alguns pequenos torneios que já estão sendo realizados nos bairros da cidade, além do retorno das atividades na Cidade do Saber.

Além do público presente, que fez seus questionamentos, alguns parlamentares também se manifestaram. O vereador Jackson (PT) defendeu as ações da Câmara na busca pela melhoria do esporte no município, como o projeto Bolsa Atleta que foi aprovado na última legislatura.

Outros vereadores se pronunciaram e também questionaram ao gestor da Sejuv sobre o esporte no município. O mesmo esclareceu algumas dúvidas. A audiência durou cerca de quatro horas.

Ascom/CMC

Nenhum comentário

Postar um comentário