Centro POP de Camaçari: População em situação de rua participam de confraternização

junho 29, 2017


O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) de Camaçari realizou nesta quinta-feira (29/6) uma comemoração junina para os usuários e profissionais da unidade. O momento de confraternização foi marcado por muita descontração, ao som do autêntico forró, além de comidas e bebidas típicas da época. Na oportunidade, ainda foi disponibilizada a vacina contra a gripe aos participantes. Atividades de recreação e atendimento psicossocial também foram ofertados.



Segundo Dina Isabela Oliveira, coordenadora do Centro POP, pelo fato deste público ficar à margem dos festejos juninos, esta foi a forma encontrada para torná-los protagonistas das comemorações. “A iniciativa realizada pela unidade tem o objetivo de aproximar os usuários dos serviços oferecidos e, consequentemente, reforçar e fortalecer o vínculo com o centro”, destacou.

Para Joselito Paiva, 51, morador em situação de rua há mais de três anos , o momento é de alegria e relaxamento. “É muito importante saber que temos em Camaçari um espaço que cuida e se preocupa com a gente, com o nosso bem-estar e autoestima”, declarou satisfeito.

Ligado à Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), o Centro POP tem como finalidade assegurar serviços especializados, com atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, resgate, fortalecimento ou construção de vínculos interpessoais e/ou familiares, construção de outros projetos e trajetórias de vida que viabilizem o processo gradativo de saída das pessoas que utilizam as ruas com espaço de moradia e/ou sobrevivência.

O público alvo são jovens e famílias nessas condições. Ressaltando que crianças e adolescentes só podem ser atendidas se estiveram acompanhados por familiar ou responsável. A forma de acesso é por meio de encaminhamento, através de visitas realizadas in loco; de outros serviços assistenciais, das demandas políticas públicas setoriais e espontâneas.

Na unidade, são ofertados serviços, como: acolhida/escuta; atendimento individual e grupal; acompanhamento multiprofissional; estímulo ao vinculo familiar, grupal e social; articulação com a rede de serviços assistenciais; referência e contra referência; mobilização para exercício da cidadania; oficinas educativas, profissionalizantes e artísticas; e orientação jurídico-social.

Os usuários são atendidos por uma equipe multidisciplinar formada por profissionais, assistente social, psicólogo, pedagogo, educadores sociais, além da equipe administrativa.
Outras Notícias
© Improta e Andrade Comunicação LTDA
Camaçari em Foco Notícias