Prefeitura disponibilizará teste rápido de HIV e sífilis no Centro Comercial

Nenhum comentário

Com objetivo de ampliar a testagem para detecção de HIV e sífilis, contribuindo para intensificar as ações de promoção e prevenção à saúde da população do município, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), realizará na sexta-feira (12/5), a ação “Fique Sabendo”, no Centro Comercial de Camaçari, das 9h às 13h. Além dos permissionários, a iniciativa é destinada aos frequentadores e consumidores do local.


Realizado por meio do Departamento de Alta Complexidade (DEMAC), do Centro de Referência e Especialidades em Saúde (CRES), e do Departamento de Atenção Básica (DAB), o atendimento será realizado em uma estrutura com três salas de aconselhamento, testagem e entrega de resultados de forma rápida, segura e absolutamente sigilosa. A ação contará com a presença de psicólogo, assistente social, enfermeiros e agentes comunitários de saúde. Ainda haverá distribuição de preservativos femininos, masculino e gel lubrificante, além de material educativo.

Os testes rápidos para diagnóstico de infecção pelo HIV e sífilis são feitos mediante coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo e o resultado é apresentado em até 30 minutos. Os exames podem ser feitos, inclusive, de forma anônima. Além da execução dos testes, será realizado no local o aconselhamento, antes e depois do teste, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente.

Saber do contágio pelo HIV precocemente aumenta a expectativa de vida do soropositivo. Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações do médico ganha em qualidade de vida. Além disso, as mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos sem o vírus se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.

Durante a ação, a Sesau pretende realizar mais de 150 testes, contribuindo para detecção precoce e encaminhamento para atendimento especializado com equipe multidisciplinar no CRES, localizado na Rua 8 de dezembro, n°59, Centro, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Outras informações sobre o atendimento no CRES podem ser obtidas através do contato (71) 3622-0949. No local, o atendimento é feito por livre demanda com a missão de atenção integral às pessoas com infecções sexualmente transmissíveis e aos seus parceiros sexuais.




Nenhum comentário

Postar um comentário