Premiação estimula iniciação científica nas escolas estaduais

abril 26, 2017


A Secretaria da Educação do Estado da Bahia está com inscrições abertas para premiar trabalhos de iniciação científica dos estudantes da rede estadual de ensino. A iniciativa, promovida pelo Programa Ciência na Escola (PCE), tem o objetivo de fomentar a produção científica nas diversas linguagens, a partir dos livros “Bahia, Brasil: espaço, ambiente e cultura” e “Bahia, Brasil: vida, natureza e sociedade”.

Os livros foram editados pela Secretaria e distribuídos para estudantes atendidos pelo projeto. O conteúdo é organizado de forma integrada, georreferenciado na realidade baiana, e apresenta conhecimentos das diversas áreas, como Biologia, Geografia, Química, Física e História. O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, fala sobre a iniciativa. “O Programa coloca a Ciência, a Inovação e o Empreendedorismo dentro das salas de aula. Portanto, esta premiação é mais uma ação para fortalecer o eixo pedagógico nas nossas escolas e fazer com que os nossos estudantes usem da criatividade e sejam estimulados para a iniciação científica”, destacou. 

Os orientadores podem inscrever os trabalhos por meio de um formulário disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). Os trabalhos devem ser encaminhados para o e-mail ciencianaescola@educacao.ba.gov.br, juntamente com o formulário. O resultado dos finalistas será divulgado no dia 20 de julho.

Serão aceitos trabalhos de autoria de um estudante, orientado por um professor, na forma de fotografia, cordel, vídeo (3 a 5 minutos), grafite e história em quadrinhos, retratando temas que levem em conta critérios como aplicabilidade, relevância social e científica. O material deve ser seguido de um relato de experiência, apresentando os objetivos e motivação da escolha do tema. O documento deve ser enviado em formato PDF e assinado pelo professor orientador e pelo estudante.

Premiação – Os estudantes vencedores serão contemplados com prêmios distribuídos da seguinte forma: o primeiro colocado será credenciado para a Feira de Empreendedorismo, Ciência e Inovação da Bahia (FECIBA) e receberá um smartphone. Aqueles que ficarem do segundo ao quinto lugar, além da credencial para a FECIBA, irão ganhar um tablet. A solenidade de premiação, com a entrega dos prêmios e certificados de participação, acontecerá no dia 14 de agosto, data do aniversário de cinco anos do Programa Ciência na Escola.



Outras Notícias
© Improta e Andrade Comunicação LTDA
Camaçari em Foco Notícias