Camaçari: Distribuição de medicamentos acontecerá em 15 farmácias modelo; diz Sesau

abril 06, 2017


Objetivando oferecer um melhor serviço aos pacientes que recebem medicamentos  da rede pública, a Secretaria de Saúde (Sesau) reformulou a logística das farmácias das unidades de saúde de Camaçari. A partir do dia 10/04 (segunda-feira), todos os medicamentos ofertados pelo Município serão distribuídos em 15 farmácias modelo espalhadas entre a sede e a orla.  

O secretário de Saúde, Elias Natan explica que não adianta ter tantas farmácias nas unidades de saúde e não oferecer um serviço digno em todas. “As farmácias devem contar com o profissional farmacêutico para garantir que a população tenha acesso a todo o elenco de medicamentos com qualidade e segurança, além de otimizar os recursos financeiros disponíveis, evitando desperdícios. Ainda, segundo o secretário, com a ajuda da Coordenação de Assistência Farmacêutica (CAF) a logística das farmácias será redesenhada.

De acordo com a CAF o objetivo principal é que as farmácias sejam um espaço para a promoção de saúde, com orientação sobre o uso correto e racional de medicamentos, acompanhamento farmacoterapêutico e de educação sanitária. 

Sobre o estoque municipal de medicamentos, a coordenadora da Assistência Farmacêutica Andreia Dias, informa que:  “Iniciamos o ano com menos de 15% do elenco de medicamentos, sem orçamento e empenho para compra. Já realizamos as primeiras aquisições e já alcançamos 70% em cobertura de estoque”.

 Andreia ainda explica que, o numero de farmácias foi diminuído para haver uma adequação aos recursos humanos que está disponível no momento, e cumprir a legislação garantindo a presença do farmacêutico.

Definidas por critérios geográficos, de forma a facilitar o acesso da população, as farmácias foram distribuídas da seguinte forma: na sede os remédios estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) das Glebas B e E, do Camaçari de Dentro e do Gravatá, além das Unidades de Saúde da Família (USF’s) Nova Aliança e Piaçaveira. Ainda da sede do Município, os medicamentos podem ser encontrados na Farmácia do Centro e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) II e AD para pacientes usuários do serviço.

Na orla, os remédios são encontrados nas USF’s de Pé de Areias e de Barra do Pojuca, nas UBS’s de Vila de Abrantes, Arembepe e Monte Gordo, além de CAPS II para pacientes usuários do serviço. 

Outras Notícias
© Improta e Andrade Comunicação LTDA
Camaçari em Foco Notícias