Exames para prevenção do câncer de mama e colo do útero serão realizados gratuitamente em Camaçari

março 09, 2017


Uma parceria entre a Secretaria da Saúde (Sesau) e o Serviço Social do Comércio (Sesc) traz para Camaçari a unidade móvel do projeto Sesc Saúde Mulher. O caminhão adaptado ficará instalado no Terminal de Transbordo Professora Célia Campos, em Arembepe, durante cinco meses, a partir do dia 14 de março. Nela, serão realizados exames para prevenção do câncer de mama e colo do útero, assim como ações educativas para promoção da saúde da mulher.


Os exames oferecidos são: mamografia e citopatológico (exame preventivo). Para realização da mamografia é necessário o encaminhamento médico, que deve ser feito através das unidades de saúde do Município e Central de Regulação, além da identidade e cartão SUS. Já para o exame citopatológico, não é necessário a solicitação médica.

“Essa parceria trará um grande benefício para população de Camaçari. Enquanto na orla estaremos com a Unidade Móvel do Saúde Mulher, na sede teremos a Unidade Móvel do Odonto Sesc e os serviços serão para todo o Município. Agora, é importante que a população saiba que as marcações acontecerão nas unidades de saúde, e de lá serão encaminhados para os devidos exames e tratamentos nas unidades móveis”, explica o secretário de Saúde, Elias Natan.

A unidade do Sesc Mulher é composta por seis profissionais: enfermeiro, educador, técnico de radiologia, artífice de manutenção, motorista e o médico responsável pela unidade. O Município ficará responsável apenas pela equipe temporária: uma recepcionista, um auxiliar administrativo, um auxiliar de serviços gerais e vigilância 24h, além do transporte e alimentação da equipe.

A unidade móvel Saúde Mulher tem capacidade diária para realizar 32 exames citopatológicos e 26 mamografias, que são feitas num mamógrafo digital 3D, possibilitando imagens em alta definição, permitindo detectar lesões em estágios iniciais.

Ascom/PMC
Outras Notícias
© Improta e Andrade Comunicação LTDA
Camaçari em Foco Notícias