ALERTA: especialista explica como se alimentar nas ruas, durante os dias de folia

fevereiro 22, 2017


Muitos consideram a época do Carnaval como a melhor do ano, mas nem todos têm pique para encarar a maratona de Momo. Serão seis (ou mais) dias inteiros de muita diversão. Pode parecer exagero, mas cuidar da alimentação faz toda a diferença para que o corpo esteja disposto e em condições de aguentar tantos dias de desgaste. Para as pessoas que vão cair na festa, o nutricionista Thomas Araújo, da Rede Alpha Fitness, reforça a importância de uma boa para não passar nenhum tipo de aperto durante o Carnaval. “Ao ingerir alimentos mais apropriados, o organismo funcionará corretamente e evitaremos um maior desgaste corporal”, afirma Thomas. 

Ainda segundo o nutricionista, é importante priorizar o consumo de carboidratos, como frutas, raízes e cereais. Estes alimentos também podem ser consumidos em forma de sucos e vitaminas. Para reforçar a energia, ele ainda destaca alimentos a importância de combinar os carboidratos com proteínas, como por exemplo, um cuscuz de milho com ovo e queijo branco. 

As frutas secas ou desidratadas e os carboidratos em gel também são recomendados pelo nutricionista, para manter a energia durante a festa. Thomas ainda alerta para os cuidados com os suplementos energéticos e guaraná em pó. “Algumas pessoas são mais sensíveis aos estimulantes. Nesse caso, é melhor evitar”. Vale ressaltar a importância de consumir água, para uma melhor hidratação e ter cuidado com o excesso de bebidas alcoólicas - sempre intercalar a bebida com a ingestão de água para diminuir a chance de algum mal estar. Além, é claro, de não beber com o estômago vazio! Outro ponto a ser observado é a higiene e a qualidade do alimento a ser consumido durante o Carnaval, nas ruas dos circuitos. 

Antes de mais nada, é importante perceber a limpeza do local e saber se o alimento foi preparado naquele dia. A dica para curtir e sentir-se bem é ter uma alimentação rica em alimentos mais naturais e leves. “Não é bom comer nada muito pesado, como sarapatel ou feijoada. A alimentação deve ser leve, com frutas, verduras, frango, peixes, associado às fontes de carboidratos citadas. Assim, o folião curte tranquilo e mantém a saúde sem maiores preocupações”, conclui.
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