Defesa Civil coordena simulado de emergência com a comunidade em Camaçari

novembro 16, 2016



Ascom COFIC/Foto: Vaner Casaes

Um exercício simulado envolvendo os moradores do bairro do Bomba, localizado em Camaçari, no entorno do Complexo Industrial, será realizado nesta sexta-feira, dia 18 de novembro, das 15 às 16 horas, com o objetivo de preparar a comunidade para agir com segurança em uma eventual situação de emergência “nível 4” no Polo que requeira a evasão de moradores de uma suposta área de risco para um local seguro.


O treinamento é um dos procedimentos preventivos do Plano de Emergência da Comunidade (PEC) e será coordenado pela Defesa Civil do município, com o apoio do Núcleo de Defesa Comunitária (Nudec), das secretarias de Educação, Saúde, Transportes, Meio Ambiente, Polícia Militar, STT, Samu, do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), empresas do Polo, dentre outros parceiros.

Para realização do simulado, reuniões preparatórias procuraram envolver os moradores do bairro da Bomba, líderes comunitários, professores e alunos das escolas públicas situadas no bairro, além de representantes do Cofic, Nudec e de diversas secretarias do município. Os encontros foram coordenados pela Defesa Civil de Camaçari, contando com o suporte técnico do Cofic. 

Segundo Paulo Ribeiro, especialista em segurança e consultor do Cofic para o PEC (Plano de Emergência da Comunidade), a previsão é contar, em Camaçari, com aproximadamente 500 famílias e com a participação de alunos e professores de duas escolas do bairro: a Escola Municipal do Natal e a creche CIEI - Centro Integrado de Educação Infantil. Estima-se cerca 1.000 pessoas no total de participantes. 

 A ênfase na participação da comunidade escolar é justificada por Paulo Ribeiro: “Procuramos ampliar o número de estudantes e escolas envolvidas porque, assim, aumentamos também a quantidade de multiplicadores nas ações previstas no PEC, principalmente crianças e jovens, que têm maior capacidade de influenciar suas famílias". Para ele, "é de grande importância criar uma consciência na comunidade de como agir em situações de emergência, não só em cenários do Polo, como em qualquer outra situação que possa gerar pânico".

“Os simulados na comunidade constituem passos fundamentais para o alinhamento do PEC com a Defesa Civil, que se apropriará do diagnóstico prévio de cada bairro e do planejamento para evasão. Por meio dos simulados, são testados instrumentos de comunicação e também os procedimentos práticos de atuação da Defesa Civil dos municípios vizinhos ao Polo, dos voluntários do Nudec e demais parceiros envolvidos. Esses treinamentos são de grande importância para o aprimoramento do PEC e da atuação da Defesa Civil dos municípios de Camaçari e Dias d'Ávila”, afirma o especialista em Segurança.

 ATUALIZAÇÃO DO PEC

Atualizado recentemente em seus procedimentos, com a participação da Defesa Civil de Camaçari e Dias d´Ávila e também do Nudec, o PEC define estratégias e ações operacionais para uma atuação coordenada da Defesa Civil no processo de evasão das comunidades, em casos de acionamento do Plano de Emergência da Comunidade. 

O PEC tem como meta uma integração cada vez mais forte com a Defesa Civil de Camaçari e Dias d´Ávila, que deve atuar sempre em articulação com outras instituições importantes, entre as quais diversas secretarias municipais, Polícia Militar, Samu, STT e Corpo de Bombeiros.

Quer ficar por dentro das principais notícias de Camaçari e região? Clique aqui e curta a nossa página oficial do Facebook.

Outras Notícias
© Improta e Andrade Comunicação LTDA
Camaçari em Foco Notícias