Camaçari sedia Etapa Nordeste de Baja SAE Brasil

outubro 31, 2016


Camaçari mais uma vez é escolhida para sediar a Etapa Nordeste de Baja SAE Brasil, evento grandioso que conta com a participação de estudantes de engenharia de diversas universidades. A disputa é regional, mas tem perspectiva mundial, uma vez que essa etapa prepara as equipes para a competição nacional e o vencedor tem vaga garantida na etapa internacional. A etapa nordeste acontece entre os dias 4 e 6 de novembro.

Está é a 11ª edição do Baja, que é realizado no município desde a primeira vez. De acordo com os organizadores, a escolha e permanência do evento em Camaçari se dão devido a excelente estrutura da cidade, ao apoio da Prefeitura, por meio de diversas secretarias, e ao fato da Ford, apoiadora do evento, está situada na cidade, uma vez que o corpo de engenharia da empresa está envolvido diretamente na competição.

Denominados Baja SAE, os veículos são protótipos de estrutura tubular em aço, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP. Os carros são projetados e construídos pelos estudantes dentro das instituições de ensino. Ao todo, foram inscritas 17 equipes que terão de submeter os veículos a provas de estática e dinâmica, além de apresentar o projeto do carro. Todas as provas serão supervisionadas por engenheiros da indústria da mobilidade, os quais atuam como juízes.

A competição começa sexta-feira (04/11) com apresentações orais dos projetos, no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). No sábado (05/11) ocorre no Estádio Municipal Armando Oliveira as avaliações de segurança, conforto e motor, além de provas dinâmicas que envolvem aceleração, tração e desempenho de dirigibilidade. No domingo (06/11), na pista ao lado do Estádio Armando Oliveira, acontece a prova mais esperada da competição, o enduro de resistência, seguido da premiação.

A Bahia conta com quatro equipes inscritas. A da UFBA (Universidade Federal da Bahia), da Faculdade Estácio FIB, da Unifacs e da UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São Francisco). O Baja Nordeste conta com apoio da Prefeitura, por meio Sedel (Secretaria do Esporte e Lazer), Seinfra (Secretaria da Infraestrutura) e Sesau (Secretaria da Saúde).

Ascom PMC/Foto: Adenilson Nunes

Outras Notícias
© Improta e Andrade Comunicação LTDA
Camaçari em Foco Notícias